Who we are?





Olá! Sejam bem-vindos ao nosso Blog.



Somos um grupo de quatro elementos, Tomás Neves, Leandro Martins, José Duarte, Rúben Rodrigues.



Ao longo deste ano lectivo vamos desenvolver o projecto Robot_Art, no âmbito de Área de Projecto.



Embora Robótica não pertença à nossa área científica, é um tema pertinente e actual e sobre o qual pretendemos desenvolver um projecto que nos fascine não só a nós mas também a todos os outros com interesse pela robótica.



Vamos Expor e actualizar neste Blog várias informações sobre o desenvolvimento do nosso trabalho.







quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Maria", a robô doméstica portuguesa

A Universidade do Minho (UMinho) desenvolveu um robô capaz de desempenhar algumas tarefas domésticas, nomeadamente apanhar sacos e restos de lixo e transportar objetos pela casa. "Maria" viaja até à Singapura, onde irá competir no campeonato mundial de robótica, a RoboCup, entre 19 e 25 de junho.
A robô "Maria" executa ordens verbais e está programada para dizer o próprio nome e características pessoais, revelou o investigador Fernando Ribeiro, da Escola de Engenharia da UMinho, em declarações à agência Lusa.

Na competição mundial de robótica na Singapura, a equipa da UMinho vai participar na categoria RoboCupHome: "O principal objetivo [da prova] é o de colocar robôs a realizar tarefas caseiras e começar a ambientar os cidadãos para a ideia de terem robôs no seu lar", explicou Fernando Ribeiro à Lusa.

Para que o público possa observar melhor as capacidades de cada robô em prova, a organização monta um modelo habitacional de paredes mais baixas com as divisões habituais e a respetiva mobília.

Os professores Fernando Ribeiro e Gil Lopes juntam-se aos alunos DAvide Oiveira, Fátima Gonçalves, João Costa e Júlio Rodrigues para competirem contra outras 25 equipas qualificadas para a prova. EUA, Austrália, Alemanha, Japão, Holanda, China, Chile, Irão, México, Singapura, Taiwan e Tailândia são outros dos países representados.

"Maria" ou "MARy" (Minho Autonomous Robot) chega à Singapura vestida a rigor, com roupas desenhadas por Inês Amaral, do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho.



 

Como criar um pequeno robot ?

Neste post, vamos mostrar, através de imagens e pequenas indicações como se constrói um pequeno e simples robot.
Primeiro, necessitamos da cabeça de uma escova de dentes para ser o corpo do Robot:
    
    É recomendado optar por uma escova de dentes nova, aliás, tem que ser uma nova…
    Agora precisará de um motor, que pode ser de um brinquedo, ou de um telemóvel.

    Agora para fazer o motor funcionar? Precisamos de uma mini-bateria, preferencialmente uma muito forte para fazer o robot “Vibrar” com mais intensidade. 

    Agora basta uni-los com um pedaço de fita espuma, colar na cabeça da escova de dentes de forma a obter o seguinte resultado:

    Agora fixe o motor e a bateria na fita:
 

we are the robots